top of page

Navegay e seu legado para o carnaval

Quem passou sua vida nessa cidade nas últimas décadas no século passado não tem como esquecer o agito que sempre tomava conta das ruas do centro durante os festejos do Rei Momo: enterro da tristeza, blocos e escolas cuja rivalidade esquentava a avenida, a diversão e a expectativa das transformações que aconteciam no Navegay.
Neste livro, iniciamos com uma abordagem histórica sobre a origem do carnaval, os festejos do entrudo, o começo das escolas de samba para, finalmente, chegarmos ao carnaval de Navegantes, sua origem com os bailes nas sociedades, o surgimento dos blocos e, claro, do Navegay, o “Banho da Doroteia”, o legado da família Souza para a cidade. Este pequeno livro é uma singela homenagem a esse festejo, a essas pessoas, à história desse tão aguardado evento, que inverte os papeis, cria amizades, diverte e, acima de tudo, confere essa sensação de liberdade, sempre tão almejada e necessária.

naveg.png

Dide Brandão: Do arquivo a arte educação.

José Bonifácio Brandão ou Dide Brandão foi um dos mais expoentes artistas entre as décadas de 50 a 70. Reconhecido academicamente em âmbito nacional, não teve o mesmo reconhecimento em Santa Catarina onde suas obras até hoje ainda são um tanto desconhecidas, mas não apagadas completamente da memória de alguns. Foi um exímio pintor, desenhista e escultor, estudou na extinta Escola Nacional de Belas Artes onde recebeu inúmeros prêmios. Atualmente, suas obras encontram-se no Museu Histórico de Itajaí, em salvaguarda e oportunizando estudos tanto na área de restauro e conservação como também objeto de estudo no campo da estética.

Este e-book compreende um estudo técnico/ histórico das obras de Dide Brandão e o resultado da ação de arte educação realizada no edital de eventos culturais comunitários de 2020 da Fundação Cultural de Itajaí. Durante o período de estudo e de aproximação com as obras, foi fundamental reconhecer que a conservação vai mais além do que apenas higienizar obras de arte. É necessário observar os detalhes e os vestígios deixados pelo artista, que vão além da pincelada. É a união da pesquisa, da ciência e da história que aliadas viraram inspiração para o projeto de arte educação.

Sem título.png

Memória Navegante

Transitando entre ensaios teóricos, relatos, contos e poesia, o Projeto Memória Navegante tem como objetivo fomentar o debate sobre memória através do registro da história dos principais bairros da cidade de Navegantes, litoral norte de Santa Catarina, e incentivar professores e alunos a perceber sua própria cidade.

O livro traz textos sobre as identidades da urbe, conceituação de patrimônio cultural, registros históricos do desenvolvimento de alguns bairros como o Bairro São Paulo e a Pedra da Miraguaia, construção dos molhes, práticas culturais, entre outras temáticas. Leitura fácil e acessível que apresenta conceitos de teóricos de renome, associados às práticas urbanas e culturais de Navegantes/SC.

Organizado pela museóloga e conservadora Angela Peyerl e a artista e produtora cultural Carla Moreira, editado pela Perito, de Tubarão/SC, em 2017 e patrocinado pela Fundação Cultural de Navegantes/SC.

img_6163.jpg
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© por Angela Peyerl

bottom of page